Abrir Menu Paludo
Paludo

Blog

A psicologia das cores: como elas interferem em nosso lar e no nosso dia-a-dia?

A psicologia das cores: como elas interferem em nosso lar e no nosso dia-a-dia?

Seja na casa, apartamento ou mesmo no trabalho. Você sabia que, inconscientemente, as cores afetam nossas emoções? Isso mesmo! Estudos científicos comprovam que diferentes tonalidades do disco cromático produzem diferentes efeitos no cérebro humano. Tendo em visto esse fato, escolher cromias adequadas para cada ambiente contribui para a nossa produtividade e até auxiliam no relaxamento do corpo e mente. 

Nos locais de descanso e relaxamento do seu lar, opte por tonalidades verdes ou azuis-claras. Para o nosso inconsciente coletivo, termo definido pelo psicanalista Carl Jung, estas tonalidades referem-se à natureza, ou seja, a um retorno ao estado original da criação do Homem.  

Já para o seu trabalho, o ideal é utilizar cromias que estimulem o nosso cérebro e a nossa imaginação/criatividade. Nessa situação, você pode trabalhar com cores mais vibrantes, tais como o laranja e amarelo intercalando com cores neutras, tais como o Branco. Estas cores possuem um efeito inverso ao descanso e são ótimos estimulantes para as nossas atividades do dia-a-dia. 

De forma geral, entender o funcionamento das cores nos permitem criar ambientes mais assertivos, pensando nisso, nós da Paludo listamos para você as cores de espectro visível e as sensações que elas transmitem! Confira: 

 

Vermelho = intensidade, sede e paixões; 

Laranja = euforia, diversão e criatividade; 

Amarelo = alegria, fome e felicidade; 

Verde = relaxamento, estados meditativos, conexão interior; 

Azul = seriedade, pacificidade e tranquilidade; 

Roxo = mistério, nobreza e transformação; 

Branco = paz, equilíbrio e neutralidade.  

Close Menu