ACESSO CLIENTES

BLOG

5 vantagens de se investir em um imóvel na planta
02 JAN 2021

 

Investir em um imóvel faz parte do sonho de muitas pessoas, tanto pela estabilidade de uma moradia própria, quanto pela possibilidade certa de rentabilidade para o futuro. Mas por ser um investimento custoso, uma boa indicação é comprar um imóvel na planta.

A venda de imóvel na planta nada mais é do que a oferta de comercialização de uma casa ou um apartamento por parte da construtora ou empresa imobiliária, em um período de tempo determinado, sendo antes do começo da obra até o término dela.

Isso acontece porque a empresa responsável pelo empreendimento necessita, na maioria das vezes, de uma ajuda financeira para arcar com todos os custos da construção. 

Geralmente, o que acontece antes disso é um trabalho com um capital inicial, mas que deve ser completado com o fechamento de contratos por parte dos clientes, com o imóvel ainda na planta, ou seja, ainda no planejamento de construção.

Além do mais, essa prática é uma grande ideia das construtoras para conseguir fazer o empreendimento ganhar valor em um determinado local.

Mas para além disso, o interessado na compra de um imóvel pode facilmente investir em uma compra ao mesmo tempo que se preocupa, por exemplo, com a pesquisa e compra de uma lâmpada de led para gesso.

Isso porque existe a possibilidade de parcelar e pagar um imóvel em um certo tempo, onde pode cuidar de outros planejamentos de compras, fazendo, então, os dois ao mesmo tempo.

 

As principais vantagens para compradores

A compra na planta quase sempre traz mais vantagens do que desvantagens para clientes de construtoras. Afinal, existem condições excelentes para o lado financeiro de toda a construção, reformas construção civil, decoração e até mesmo a venda futura do lugar.

Conheça, a seguir, algumas das mais interessantes vantagens e coloque em questão se essa não é a melhor escolha para você:

 

1 - Maior preparação

Investir em um imóvel requer planejamento e possibilidades financeiras.

Comprar uma casa ou apartamento na planta pode facilitar ainda mais todo esse processo, uma vez que permite o pagamento em uma condição de longas parcelas, facilitando a disposição de pagamento do cliente.

Por exemplo, é possível investir em um planejamento de parcelas de um apartamento, ao mesmo tempo em que se investe na própria decoração do lugar, na compra de eletrodomésticos, no material para pintura e outros itens essenciais em um lar.

Isso difere da compra de um local pronto, por exemplo, onde você terá que disponibilizar o pagamento em um tempo mais curto, ou até mesmo de forma à vista, não tendo maiores possibilidades de parcelamento.

Essa é uma das principais vantagens ao considerar o investimento de um imóvel na planta, afinal, quanto mais parcelas forem possíveis antes do prazo da entrega do apartamento, mais tranquilo(a) você fica financeiramente, até quitar o valor da compra.

 

2 - Mais descontos e benefícios

O desconto ao comprar um imóvel na planta é uma das melhores condições nesse tipo de negócio, e com certeza é uma oportunidade que não será oferecida novamente em outra ocasião de compra.

Como citado anteriormente, muitas construtoras costumam colocar à venda os imóveis ainda na planta para que haja um investimento na obra, ou seja, para que entre no empreendimento dinheiro para arcar com toda a construção.

Uma das vantagens que as construtoras colocam para quem auxilia a obra a sair mais rápido do papel são alguns descontos e benefícios. 

Sobre os descontos, o principal oferecido é na hora do pagamento, em condições especiais que abaixam o preço total.

Isso vale muito mais a pena na hora de comprar um imóvel, afinal, sabemos que não é uma compra barata. Tendo esse desconto, você pode usar o orçamento de sobra para investir em um piso vinílico instalado, por exemplo.

Além do desconto do próprio imóvel, também é possível encontrar empreendimentos que dão aos clientes maiores possibilidades de parcelamento. 

Por exemplo, além de um desconto de 30%, o cliente pode parcelar por até cinco anos. Esse acordo muitas vezes sai em conta para quem tem como dar um valor de entrada, mas prefere parcelar o restante para não apertar o orçamento mensal, do dia a dia.

 

3 - Mais chances de personalização

No mercado de construtoras, algumas vendas possibilitam a personalização do imóvel comprado na planta, podendo ser dividido em revestimentos internos ou móveis e decoração de uma casa ou apartamento, uma questão que sai bastante em conta.

Por exemplo, o comprador de um apartamento na planta pode solicitar que uma varanda da casa seja revertida em mais espaço para a sala. 

Essa possibilidade acontece porque, dependendo do andamento da obra, só a estrutura que firma o imóvel está pronta, ao invés de todo o lugar, que inclui as paredes, ligações elétricas, sonorização de ambiente, canos de água e outras partes da estrutura interna.

Por isso, essa opção se torna uma possibilidade fácil de modificação e despadronização pessoal, afinal, os imóveis de um empreendimento geralmente são montados com as mesmas estruturas, disposições e possibilidades, o que os igualam.

Essa é uma boa possibilidade de desconto, por exemplo, no caso de pessoas que já tinham o interesse em fazer algumas modificações no lugar, diferenciando alguns cômodos, em comparação com a disposição apresentada na planta.

Além disso, algumas empresas oferecem a possibilidade de escolha por móveis planejados embutidos ou sanca de gesso invertida, ao invés da mudança na estrutura, por exemplo, que já vão vir dentro dos apartamentos na hora da entrega das chaves. 

Essas duas situações são exemplos de presentes dados pela construtora para quem compra com antecedência. Em alguns lugares, é possível ganhar as duas, em outros, apenas uma, tendo que escolher entre móveis e estrutura modificada.

É sempre bom perguntar sobre essas possibilidades na hora da compra na planta, pois dependendo do empreendimento, caso não haja a possibilidade de presentes ou brindes da obra, pode ocorrer um bom preço para essas mudanças desejadas.

 

4 - Menos burocracia

Quem já comprou, vendeu e até mesmo alugou um imóvel sabe o quão complicadas podem ser as burocracias. Geralmente, durante o processo, é preciso que você mude os dados do antigo morador para os seus, uma requisição legal e importante para ambos os lados.

Quanto mais pessoas são envolvidas nos trâmites legais do imóvel, mais etapas são necessárias, dentre elas muitas idas aos cartórios e aos órgãos de fiscalização competentes para realizar essa troca de titulação.

Mas ao comprar um imóvel da planta, a maior burocracia pode ser resolvida em muito menos tempo, em comparação aos casos citados.

Isso porque o imóvel será uma venda direta entre construtores e você, e no caso de todos os documentos e necessidades jurídicas estarem corretas, a burocracia acaba sendo uma parte mínima do processo de compra.

Essa possibilidade atrai muitos compradores experientes, justamente por saberem que existem ainda outras partes burocráticas na compra de um imóvel e na reforma dele para moradia, seja em casos de financiamentos ou até numa instalação elétrica aparente.

 

5 - Valorização do imóvel

Até aqui você já sabe que comprar um imóvel na planta permite descontos e grandes possibilidades para quem pretende, além de comprar uma casa ou um apartamento, investir na decoração e na compra de móveis e eletrodomésticos.

Mas outro fator interessante para quem opta por essa escolha é saber que a economia também está a partir da valorização desse imóvel no mercado.

Por exemplo, é possível que o imóvel ganhe, ao longo das obras de conclusão, cerca de 40% a mais de valor. Ou seja, quem compra com antecedência, além de economizar na compra, pode ter lucro em uma possível venda.

São algumas das principais evidências de valorização: Localização na cidade; Comércio próximo; Possibilidades de expansão; Segurança do lugar. 

Essa valorização pode ser ainda maior quando o imóvel está em uma boa localização da cidade, ou quando recebe-se grande atenção do público pelos futuros moradores do lugar, como, por exemplo, algumas celebridades.

 

Fatores que devem ser levados em conta

Apesar das inúmeras vantagens em adquirir um imóvel na planta, é importante saber de algumas possibilidades que podem não ser agradáveis na hora desse investimento.

Não existem dúvidas de que a compra na planta só traz ao cliente fatores positivos, mas existem algumas questões que podem incomodar alguns compradores, como o atraso na entrega da obra e alguns riscos relacionados à engenharia.

Por exemplo, durante a construção de um prédio, podem acontecer eventos burocráticos ligados a questões ambientais ou de preservação da área referente. Dependendo das condições e riscos oferecidos, a obra pode ser interrompida ou parada por meses.

Outro fator é a venda do imóvel, que pode não ser satisfatória ou necessária para o investimento em materiais e profissionais necessários para o processo, o que também impede uma entrega em tempo hábil.

São muitos os elementos de atraso na entrega, indo desde questões arquitetônicas até a falta de tinta para cozinha e outros cômodos. 

No entanto, qualquer tipo de dano causado ao consumidor está previamente acordado em um contrato, geralmente trazendo reparações à altura, seja de forma física ou financeira.

 

Considerações finais

O investimento em imóvel na planta, como vimos, é uma das mais inteligentes alternativas para quem quer realizar o sonho da casa própria sem gastar muito. Por isso, fique sempre atento às propostas de construtoras, inclusive em outras cidades.

Comece já a planejar seu futuro com as melhores condições para você!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nosso site salva o seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para saber mais, acesse Política de Privacidade.

X
Configuração de Cookies:
Cookies Essenciais (Obrigatório)

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

Cookies Funcionais

Esses cookies coletam dados para lembrar escolhas que os usuários fazem e para melhorar sua experiência mais organizada.

Cookies Analíticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.