Abrir Menu Paludo
Paludo

Blog

Imóvel na praia: 4 motivos para você investir

Imóvel na praia: 4 motivos para você investir

O investimento imobiliário é um dos principais ajudantes na economia brasileira, sendo um dos grandes responsáveis pela valorização de cidades. Um dos principais setores desse mercado, um dos melhores em rentabilidade, é a compra de imóvel de praia.

Apesar de muitas vezes não funcionar como uma possibilidade de moradia fixa para seus compradores, um imóvel localizado no litoral de uma cidade serve tanto para motivos de lazer pessoal, quanto para ser uma fonte de renda extra para seus proprietários.

Isso porque, nos últimos tempos, muitas pessoas têm investido em viajar para cidades litorâneas.

Logo, ao invés de pagar longas estadias em hotéis, que geralmente cobram preços mais caros, resolvem alugar imóveis por um tempo determinado, direto com proprietários ou por sites especializados.

Uma pesquisa divulgada pela Hoteis.com, com o tema “revitalize o seu bem-estar”, constatou que pelo menos 50% das pessoas que passaram um tempo confinadas em casa, devido a pandemia do coronavírus, pretendem investir mais em viagens.

Nessa mesma pesquisa, 47% dos entrevistados disseram que escolheriam fazer viagens pelo litoral brasileiro. Esse número cria futuros indicativos de lucratividade alta para quem disponibiliza comércios, experiências e moradias para esses possíveis turistas.

Porém, como dito anteriormente, essa tendência de escolha litorânea para viagens também cabe como uma ideia de bom investimento para quem decide comprar uma casa na praia.

Muitas pessoas, ao investir nesses locais, garantem boas experiências, sejam sozinhas ou com a família, gastando bem menos do que gastariam se alugassem um local, tendo mais oportunidades de privacidade. 

Além disso, é uma boa possibilidade que você tem para montar uma casa à sua maneira, com seu gosto pessoal, como por exemplo, um investimento em persiana vertical para sala.

 

Principais vantagens de um imóvel na praia

Conheça agora algumas das grandes vantagens de investir em um imóvel de praia e saiba agora se essa não é uma boa jogada financeira para você!

 

1 - Diversão com ou sem a família

Não importa se é sozinho ou acompanhado de familiares, estar em uma casa ou apartamento no litoral pode te proporcionar muitas experiências divertidas, seja na praia ou na própria cidade.

Geralmente, em épocas de grande movimento turístico, muitas empresas localizadas nas regiões de praias oferecem atividades para crianças, shows e atrações da cidade, como uma forma de oferecer entretenimento para seus visitantes.

Você também tem fácil acesso de sua residência a algumas possibilidades de esportes e atividades físicas. Algumas escolas de surf, por exemplo, costumam oferecer aulas em praias, algo interessante para quem mora perto desses lugares.

Você também pode participar de atividades mais naturais e boas para a mente, como aulas de yoga, massagens tailandesas, cursos de paisagismo piscina, dentre outras, e tudo bem pertinho da sua casa ou apartamento.

 

2 - Lazer por um bom preço

Todo mundo que já viajou sabe o quão caro pode ser consumir e comprar coisas em cidades litorâneas. 

Por conta da grande procura por turistas, muitos comércios locais, como mercados, hotéis e restaurantes, têm a prática de aumentar drasticamente os preços de seus produtos e serviços.

No planejamento da viagem, esse é um item muitas vezes já previsto, mas já pensou em economizar ao máximo com isso? Essa é uma possibilidade boa em ter um imóvel de praia.

Alguns serviços, como ida a restaurantes, por exemplo, podem ser trocados pela compra de comidas para preparo na própria casa, algo que, colocando na ponta do lápis, sai mais em conta, financeiramente falando.

A economia praticamente dobra se for subtraída a diária de um hotel ou pousada. Tendo seu próprio local de moradia tudo fica ainda mais barato, afinal, você paga apenas uma vez, no caso o valor do imóvel, para usar sempre como casa.

 

3 - Busca por qualidade de vida

Uma excelente escolha ao investir na compra de um imóvel no litoral é a certeza de que você ou sua família poderão usufruir da melhor qualidade de vida possível.

A praia, bem como outros lugares mais afastados do movimento das grandes cidades, são ótimas opções para relaxamento e diversão, justamente por trazerem possibilidades diferentes das que estamos acostumados no dia a dia.

Por exemplo, imóveis em locais praianos, geralmente, estão em espaços distantes de poluição sonora, algo interessante para quem procura silêncio e calmaria. 

É possível que o único barulho que pode ser ouvido seja o som do mar ou de animais, como pássaros.

Uma outra questão atrelada à qualidade de vida é a busca por lugares mais seguros. Em geral, as grandes cidades acabam não oferecendo segurança, num sentido que engloba a própria localidade, um bairro ou até mesmo uma rua.

Em imóveis de praia, por serem lugares mais tranquilos e pouco movimentados, é possível dispor de uma excelente segurança, algo ideal para proprietários com filhos menores.

É possível também implementar a sensação de segurança com serviços altamente mais baratos em comparação com as metrópoles, como sistema de segurança residencial ou compra de casas e apartamentos em condomínios litorâneos.

 

4 - Um bom negócio para investir

No caso de alugar sua residência para turistas, por exemplo, você pode cobrar o valor de um aluguel ou diária, algo que vai valer a pena se você não estiver usando sua casa.

A possibilidade de comprar um imóvel e colocá-lo para locação faz com que o dinheiro que você investiu naquele lugar sempre volte para você, de alguma forma, tornando-se então uma ótima opção de investimento de médio a longo prazo.

O valor cobrado por você, como proprietário, para possíveis interessados em aluguel, também pode variar de acordo com o local e com a temporada.

Em épocas de carnaval ou férias escolares, por exemplo, os preços de hotéis e pousadas costumam subir, e esse é um bom indicativo para escolher o valor certo a cobrar para os seus hóspedes.

O lugar onde seu imóvel está localizado também faz o preço aumentar ou diminuir. 

Digamos que, atualmente, uma cidade litorânea esteja sendo muito bem falada nos meios de comunicação, ou até tenha sido escolhida como cidade do ano para turistas.

Caso essa seja a cidade onde você possui uma propriedade, significa que ela está valorizada para ser alugada por turistas.

Uma outra questão a ser colocada em destaque em um possível investimento de imóvel na praia é o valor de tudo que está incluso na casa, inclusive, a experiência do hóspede.

Por exemplo, você pode investir, por desejo próprio, em um lustre para sala pequena, móveis de boa qualidade, eletrodomésticos de primeira mão e outros itens de casa. Todas essas vantagens devem ser, de alguma maneira, acrescentadas no valor do aluguel.

Lembre-se que todo e qualquer investimento que você fizer na casa de praia deve ser revertido em um valor a ser pago por pessoas que possam usar esse imóvel. 

Tente sempre ficar de olho em algumas  questões ao colocar um espaço na praia para aluguel de dias ou temporadas: Como está o mercado; Baixa ou alta temporada; Relevância da cidade; Estrutura e itens da casa; Concorrentes locais.

Tudo deve ser pensado antes de estipular um valor de aluguel, justamente para fazer valer a pena o seu investimento, ainda que tenha que acrescentar a compra de algo barato, como um pergolado simples.

 

No que devo me atentar antes de investir?

Agora que você já conheceu as vantagens em investir em um imóvel na praia, é interessante que você entenda algumas questões, um tanto importantes, para que seu investimento ocorra sem grandes riscos.

Esteja certo de que, ao investir em um imóvel de praia, seja para uso próprio ou para aluguel, você poderá ter, por exemplo, alguns gastos extras esporádicos, como uma troca de uma porta de aço reforçada.

Você precisa entender se gastos futuros podem entrar tranquilamente no seu orçamento ou não, afinal, algumas mudanças ou compras importantes podem não conseguir esperar tanto tempo para serem providenciadas.

Outra questão é saber se você terá disposição em cuidar da casa enquanto não estiver no local. 

Para isso, inclui-se saber se você poderá contratar pessoas responsáveis pela casa, como administradores ou caseiros, ou até mesmo um sistema de monitoramento remoto.

 

Considerações finais

Por fim, é importante saber onde você quer investir, e se esse local vale a pena para você. 

É possível que na sua cidade não seja um bom negócio, mas em um local vizinho o empreendimento seja mais barato e o retorno financeiro possa vir em pouco tempo.

Se for para uso próprio, tenha em mente saber escolher os mesmos detalhes que você escolheu ao comprar ou alugar o próprio lugar onde você mora. 

Saiba escolher bem o local, o bairro, analisar a estrutura do prédio e verificar se o piso laminado imitando madeira é de boa qualidade. Lembre-se que para um bom investimento, é preciso fazer uma boa e detalhada pesquisa!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Close Menu